Inscrições para o Processo Seletivo de Mestrado 2020/1

Postado por: Amós Frota Queiroz

EDITAL N° 9, DE 29 DE AGOSTO DE 2019.

 

A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, por meio da Coordenação de Curso do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, torna público o presente Edital que te m por objeto a abertura de inscrições para o Processo Seletivo visando à seleção de candidatos para preenchimento de vagas no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, Curso de Mestrado, do Instituto de Biociências, com dez vagas e ingresso no primeiro semestre letivo de 2020.

 

1.DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

  • O Processo Seletivo será regido pelas regras dispostas no presente Edital e conduzido por Comissão de Seleção aprovada pelo Colegiado de Curso, composta por professores do Curso e/ou por professores de outros cursos de pós-graduação com experiência em processos de seleção.
  • As dúvidas quanto ao Processo Seletivo poderão ser esclarecidas pessoalmente na Secretaria de Curso, pelo e-mail inbio@ufms.br ou pelo telefone (67) 3345- 7309, das 7h às 16h.
  • O Processo Seletivo destina-se a classificar candidatos portadores de diploma de graduação, nos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Química, ou áreas afins, devidamente registrado, se obtido no Brasil, ou revalidado, se obtido no exterior, ressalvado o disposto no item 3.1.
    • A aceitação de candidatos com diploma de graduação expedido por instituição estrangeira não revalidado seguirá o disposto no art. 54 do Regimento Geral da UFMS.
    • O candidato acadêmico do último ano/semestre de curso de graduação, se selecionado, deverá apresentar diploma de graduação, certidão de conclusão de curso de graduação, declaração ou equivalente legal no ato de matrícula.
    • O candidato estrangeiro selecionado deverá providenciar os documentos abaixo no ato de matrícula no curso:
      1. diploma de graduação, histórico escolar e certidão de nascimento ou casamento ou equivalente, apostilados, no caso de sua origem ser de um país signatário da Convenção de Haia, ou autenticados por autoridade consular competente, no caso de país não signatário;
      2. passaporte e visto temporário com prazo de validade, de acordo com a Resolução Normativa/CNIg nº 116 de 8 de abril de 2015;
      3. comprovante de ser beneficiário de bolsa de estudo ou comprovante, entregue junto à autoridade consular brasileira, de que possui seguro saúde, dispõe de recursos suficientes para manter-se durante o período de estudo e que se encontra matriculado ou formalmente aceito em instituição de ensino ou de pesquisa no Brasil;
      4. apólice quitada de seguro de vida e saúde internacional válido para o Brasil, contemplando além de despesas relativas a eventuais problemas de saúde, translado do aluno caso ocorra óbito no exterior.

 

  • O candidato fica ciente de que, se selecionado, o projeto de pesquisa por ele executado deverá necessariamente estar vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa e à temática de interesse do
  • As atividades de ensino ocorrerão principalmente no prédio do Instituto de Biociências (Inbio), em Campo Grande. As atividades de pesquisa e orientação se desenvolverão em horário
  • Os nomes dos orientadores e respectivas áreas de atuação encontram-se na página do curso (https://ppgpmbqbm.ufms.br/docentes/). Segue abaixo a relação de vagas por orientador disponível:
Nome do orientador Nº de vagas
Alda Maria Teixeira Ferreira 2
Douglas Chodi Masui 1
Fabiana Fonseca Zanoelo 1
Inês Aparecida Tozetti 1
Malson Neilson de Lucena 2
Maria Ligia Rodrigues Macedo 2
Maria Rita Marques 1
Total 10
  • O candidato habilitado que não conseguir vaga com o orientador que lhe forneceu o pré-aceite, devido ao preenchimento da vaga por candidato mais bem classificado, será convidado a preencher vaga oferecida por docente orientador que, eventualmente, não preencheu sua cota de vagas, respeitando-se o aceite deste docente, a concordância do candidato e o critério do limite de vagas do
  • Em caso de desistência de candidato classificado, será chamado outro candidato, respeitando-se a ordem de classificação e o limite de vagas do
  • Serão ofertadas dez vagas no total.
  • Uma vaga ficará reservada às ações afirmativas para negros, indígenas e pessoas com deficiência aprovados e classificados no processo
  • Considera-se negro, indígena e pessoa com deficiência o candidato que se autodeclarar como tal, em documento de autodeclaração conforme anexo I deste edital. A autodeclaração deve ser enviada, no ato da inscrição, por meio do Portal da Pós- Graduação (posgraduacao.ufms.br).
    • Os candidatos que não preencherem e anexarem no portal o formulário de autodeclaração serão considerados concorrentes às vagas por ampla concorrência.
    • Poderá concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aquele que se autodeclarar preto ou pardo no ato da inscrição no processo seletivo, conforme o quesito cor ou raça, utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
    • No ato da inscrição, a pessoa autodeclarada negra ou indígena deverá encaminhar fotografia atual, em tamanho mínimo de 3×4 cm, colorida e em fundo branco, sem retoque ou tratamento de
    • O candidato que se autodeclarar negro ou indígena, se aprovado, deverá participar das Bancas de Avaliação, Verificação e/ou Validação da Veracidade da Autodeclaração Prestada em datas a serem definidas, seguindo o disposto na Resolução nº 7, COUN, de 29 de janeiro de
    • O candidato que se autodeclarar pessoa com deficiência deverá apresentar laudo médico, conforme modelo anexo II, de especialista em sua área de deficiência

 

atestando a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código

correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID) vigente, bem como o devido enquadramento na categoria de deficiência prevista no art. 4º do Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999 (enviar laudo médico digitalizado no ato da inscrição por meio do Portal da Pós- graduação www.posgraduacao.ufms.br). Caso aprovado o candidato deverá apresentar laudo médico original no ato da matrícula.

  • O candidato que apresentar informações falsas será eliminado do Processo Seletivo.
  • Em caso de desistência de aprovado em vaga reservada, a vaga será preenchida pelo candidato negro, indígena ou pessoa com deficiência posteriormente classificado.
  • Na hipótese de não haver candidatos negros, indígenas ou pessoas com deficiência aprovados em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência, sendo preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação.

 

2.DAS INSCRIÇÕES

  • As inscrições deverão ser feitas pelo Portal de Pós-Graduação da UFMS (posgraduacao.ufms.br) e Portal de Pós-Graduação Multicêntrico SBBq (www.sbbq.org.br/multicentrico/siad) da 0h do dia 02/09/2019 às 23h59min do dia 01/10/2019 (horário local).
    • Para efetivar a inscrição, os documentos devem ser enviados, via Portal de Pós- Graduação UFMS e Portal de Pós Graduação Multicêntrico SBBq, até o dia 1º de outubro de 2019.
    • A inscrição na seleção do mestrado é
    • O candidato com Necessidades Especiais que necessite de atendimento diferenciado deverá indicar no formulário de inscrição, em campo próprio, a sua necessidade, especificando o tipo de atendimento que a Instituição deverá dispensar no local das provas para garantir a sua participação no Processo Seletivo. O candidato também poderá requerer, se necessário, tempo adicional, limitado a 60 minutos, para a realização das provas, conforme previsto no Artigo 30, inciso V, da Lei nº 146 de 06/06/2015.
    • O candidato que solicitar atendimento diferenciado deverá enviar, no ato da inscrição, junto aos documentos descritos no item 2.2, pedido direcionado à Comissão de Seleção, conforme formulário disponível no Anexo III, anexando cópia de laudo médico com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID e que indique a necessidade de tal atendimento.
    • A solicitação de atendimento diferenciado será atendida dentro das possibilidades técnicas da UFMS, condicionada à avaliação e ao parecer favorável pela Comissão de Seleção.
    • O candidato deve estar ciente de que as informações prestadas, sobre a condição que motiva a solicitação de atendimento diferenciado, devem ser exatas e fidedignas, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do Processo Seletivo.
  • Nos termos do Artigo 27 do Decreto nº 3.298 de 20/12/1999, o não cumprimento, pelo candidato com Necessidades Especiais, ao que prevê os itens 2.1.3 e 2.1.4, desobriga a UFMS ao atendimento da solicitação de atendimento
  • Vigora, para todos os efeitos deste Edital, o horário oficial do Estado de Mato Grosso do
  • Os modelos de formulários estarão disponíveis nos anexos deste edital.
  • Segue abaixo o endereço da Secretaria:

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Instituto de Biociências – InBio

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR

CURSO DE MESTRADO

Av. Costa e Silva, s/nº, Bairro Universitário – CEP 79070-900 Campo Grande – Mato Grosso do Sul

 

  • Os documentos necessários (em pdf) para a realização da inscrição no Portal de Pós- Graduação da UFMS e no Portal de Pós-Graduação Multicêntrico SBBq são os seguintes:
  1. comprovante de inscrição assinado, apenas para o Portal de Pós-Graduação UFMS, impresso a partir deste;
  2. Uma carta de pré-aceite do futuro orientador (apenas para o Portal de Pós- Graduação UFMS), modelo disponível no Anexo IV; os docentes habilitados a emitir pré-aceite para este Processo Seletivo são aqueles descritos no item 1.6 deste edital;
  3. Certidão de Nascimento ou Casamento;
  4. Passaporte, somente para estrangeiros;
  5. Documento de identidade oficial legível, frente e verso, somente para brasileiros;
  6. Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral obtido por meio do portal: http://www.justicaeleitoral.jus.br/, somente para brasileiros;
  7. CPF;
  8. Certificado de Reservista, somente para brasileiros do sexo masculino;
  9. uma fotografia de 3×4 recente;
  10. Histórico escolar parcial e do documento oficial emitido por Instituição com curso de graduação reconhecido pelo MEC em que se comprove estar o candidato cursando o último semestre, somente para candidatos acadêmicos do último semestre de curso de graduação;
  11. Histórico escolar da graduação, para candidatos que já concluíram a graduação;
  12. Diploma de graduação, certidão de conclusão de curso de graduação, declaração ou equivalente, frente e verso, para candidatos graduados; e
  13. Curriculum Vitae, gerado a partir da Plataforma Lattes- CNPq (http://lattes.cnpq.br/).
    • Caso algum dos documentos de identificação tenha sido perdido ou roubado, o candidato deve anexar um comprovante conforme o Anexo V, bem como apresentar no dia das etapas
    • No dia da realização das provas A e B, o candidato com inscrição deferida deverá levar impressos os seguintes documentos:

 

  1. documento pessoal de identificação com foto;
  2. uma cópia da Planilha de Pontuação de Currículo disponível no Anexo VI, devidamente preenchida e assinada. Os comprovantes do Currículo devem ser dos últimos 5 anos (2015-2019), estando ordenados, enumerados e encadernados de acordo com a ordem em que forem citados no Anexo VI; e
  3. uma fotocópia dos comprovantes do currículo; para comprovar publicação de artigo, capítulo de livro, ou similares, anexar cópia da capa ou da página do artigo que conste o nome do candidato como autor do trabalho. Os itens não comprovados não serão
  • A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Comissão de Seleção não se responsabilizam por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica, como falha de computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, falta de energia elétrica, bem como outros fatores de ordem técnica ou meteorológica que impossibilitem a transferência de
  • No dia 07/10/2019, às 17h, o candidato poderá conferir na página do curso (https://ppgpmbqbm.ufms.br) a relação de inscrições deferidas e
  • O candidato com inscrição indeferida poderá interpor recurso em até 03 (três) dias úteis após a divulgação do resultado, devendo utilizar o formulário disponível no Anexo

VII. O recurso deve ser enviado no e-mail da Secretaria do Curso (pmbqbm.inbio@ufms.br) e será julgado pela Comissão de Seleção. O resultado da análise dos recursos será divulgado na página do curso.

 

3.DAS ETAPAS DE SELEÇÃO

  • O Processo Seletivo constará de etapas de caráter eliminatório (E) e classificatório (C), obedecendo à tabela

 

 

Etapa

Caráter

 

Peso

 

Nota

 

Data

 

Local

 

Horário

 

Duração

 

Resultado

 

Recursos

E C
1. Prova A

 

X

 

 

1

 

0 a 10

 

04/11/2019

Auditório Bloco 18 Inbio

 

9h

 

3h

11/11/2019 12 a                14/11/2019
2. Prova B

 

X

 

 

1

 

AP/RN2

 

04/11/2019

Auditório Bloco 18 Inbio

 

14h

 

2h

11/11/2019 12 a                14/11/2019

3.

Pontuação do   Curriculum Vitae 1

 

 

X

 

1

 

0 a 10

 

 

A definir

Sala de Reuniões Bloco 18 Inbio

 

 

 

 

1

 

 

 

 

1

11/11/2019

 

 

12 a                14/11/2019

Resultado preliminar 18/11/2019 19 a                21/11/2019
Resultado Final – 22/11/2019

1 etapa realizada sem a presença do candidato.

2 AP = Aprovado; RN = Reprovado.

 

3.2.   1ª etapa – Prova A:

  • Prova de conhecimento com 40 questões objetivas/múltipla escolha, valendo 0,25 pontos cada (totalizando 10), nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, eliminatória, sendo a pontuação necessária para aprovação maior ou igual a cinco.
  • O conteúdo programático consta de: Estrutura e função de proteínas; Estrutura e função de lipídios, Estrutura e função de carboidratos, Estrutura e função de enzimas, Membranas e transporte através de membranas, Transdução de sinais intracelulares, Metabolismo de proteínas e aminoácidos, Metabolismo de carboidratos, Metabolismo de lipídios, Integração metabólica, Replicação de DNA, Transcrição de DNA, Tradução de RNA mensageiro, Regulação da expressão gênica, Bases da tecnologia de DNA

3.3.   2ª etapa – Prova B:

  • Prova de suficiência na língua inglesa (eliminatória) que constará da compreensão e interpretação de artigos científicos, contendo aproximadamente 5 questões discursivas (2 pontos cada), cujo conteúdo estará relacionado à área de Bioquímica e Biologia Molecular, sendo permitido o uso de dicionário (físico). As questões devem ser respondidas de forma coesa e coerente. A prova vale 10 pontos, sendo a pontuação necessária para aprovação maior ou igual a cinco.
  • O aluno que apresentar o certificado de proficiência em inglês será considerado aprovado na prova de suficiência na língua inglesa (conforme especificado em sbbq.org.br/multicêntrico, resoluções normativas RN04).
  • O resultado desta prova será: Aprovado e Reprovado (neste caso eliminado).

3.4.   3ª etapa – Pontuação de Curriculum Vitae:

  • A análise de currículo consta da avaliação e pontuação dos comprovantes entregues, ordenados e numerados, e de acordo com os critérios dispostos na planilha de pontuação de currículo disponível no Anexo VI.
  • A análise do Histórico Escolar considerará a média entre todas as notas obtidas nas disciplinas do curso de graduação.
  • A média a que se refere o item anterior (3.4.2) será computada junto com a pontuação do currículo para compor a nota final desta
  • Para cálculo da media final será aplicado a seguinte fórmula:

Nota final = Prova A + pontuação do Curriculum Vitae.

3.6.   Observações gerais:

  • Para a realização das etapas presenciais, o candidato deverá comparecer ao local designado com antecedência mínima de quinze minutos, portando documento de identidade original ou formulário de identificação especial, conforme modelo disponível no Anexo V.
  • Todas as etapas presenciais ocorrerão no campus de Campo Grande/MS em respectiva data, local e horários definidos neste Edital ou em convocação.
  • O horário de início das etapas poderá sofrer atraso por motivos justificáveis, sem acarretar em prejuízo de sua duração.
  • O não comparecimento em data, horário e local previstos neste Edital, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará em sua eliminação do Processo
  • Motivará a eliminação do candidato do Processo Seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste Edital ou a outros relativos ao Processo Seletivo, aos comunicados ou às instruções ao candidato, bem como o tratamento incorreto e descortês a qualquer pessoa envolvida na seleção.
  • As provas de conhecimento (A) e inglês (B) dos candidatos aprovados e

reprovados serão arquivadas, ficando, contudo, assegurado o direito de acesso

à mesma por meio do pedido de vistas.

 

4. DA CLASSIFICAÇÃO

  • Será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a cinco na prova de conhecimento (A) e aprovado na Prova de suficiência na língua inglesa (B).
  • Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota
  • Como critério de desempate, na hipótese de igualdade de nota final, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:
  1. Obtiver maior pontuação na prova A; e
  2. Obtiver maior pontuação no Curriculum Vitae.

 

5.DOS RECURSOS

  • O candidato poderá requerer recurso em até 03 (três) dias úteis após a divulgação do resultado das provas, devendo utilizar o modelo disponível no Anexo VII.
  • Admitir-se-á um único recurso por candidato, por etapa, a ser entregue em uma via, na Secretaria de Curso, das 7h às 16h; ou enviado para o e-mail do Curso (inbio@ufms.br) em até 03 (três) dias úteis após a publicação dos resultados. O resultado da análise dos recursos será divulgado na página do curso (https://ppgpmbqbm.ufms.br/).

 

6.DA HOMOLOGAÇÃO

  • O resultado final do Processo Seletivo, depois de decididos todos os recursos interpostos, será homologado pelo Colegiado de Curso por meio de Resolução, publicada no Boletim Oficial da UFMS e divulgada no endereço (https://ppgpmbqbm.ufms.br/).
  • O candidato estrangeiro selecionado, quando chegar ao Brasil, deverá providenciar os seguintes documentos e ações:
  1. Carteira de Identidade de estrangeiro (RNE) ou cópia do Protocolo de solicitação ou Registro de visto temporário-retirado na Polícia Federal, para candidatos que ainda não possuem a Carteira de Identidade de Estrangeiro; e
  2. CPF – documento a ser adquirido junto à Receita Federal.

 

7.DAS DEMAIS DATAS

DATAS EVENTOS
A definir Matrícula de alunos regulares novos pelo Portal (previsão)
A definir Início das aulas (previsão)

 

8.DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

    • Os itens constantes do Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso no endereço (https://ppgpmbqbm.ufms.br/).
    • O prazo deste Edital termina em trinta dias após o período de matrículas. Em caso de desistência, poderão ser convocados candidatos habilitados no Processo Seletivo de acordo com a classificação. A Comissão de Seleção, no entanto, reserva-se o direito de não preencher todas as vagas
    • Será desclassificado e excluído do Processo Seletivo o candidato que, sendo concluinte de curso de graduação, não apresentar comprovante de conclusão de curso no ato da matrícula.
  • O aluno matriculado deverá manter atualizados seus dados pessoais, meios de contato e seu endereço até o final dos estudos, na Secretaria de
  • É exigido dedicação integral dos alunos às atividades acadêmicas.
  • Não será permitido ao aluno selecionado o trancamento de matrícula no primeiro semestre
  • Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (67) 3345-7306, das 7h às 16h, ou pelo e-mail: inbio@ufms.br.
  • Será exigida, no ato da matrícula, a apresentação dos documentos originais para autenticação das cópias anexadas nos portais.
  • Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Colegiado de Curso, no âmbito de sua competência.

 

FABIANA FONSECA ZANOELO