Apresentação
O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Biológicas nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), Stricto Sensu, foi aprovado pela CAPES em 29 de abril de 2013 (Mestrado e Doutorado, conceito 4). Na avaliação quadrienal 2017-2020, o PMBqBM recebeu nota 5 na avaliação da CAPES.
A construção do PMBqBM teve como objetivo primário agregar bioquímicos de programas consolidados com bioquímicos competentes que se encontram em instituições de ensino superior onde não há massa crítica para constituição de um programa de pós-graduação. Essa foi uma ação conjunta entre a Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH, USP), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC- campus de Lages), Universidade do Estado do Amazonas (UEA, campus Manaus), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN, campus Mossoró), Universidade Federal do Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Campo Grande), Universidade Federal do Paraná (campus Palotina), Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ, campus Rio de Janeiro). Posteriormente, outras cinco instituições passaram também a integrar o PMBqBM como Instituições Associadas: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB, Campus Barreiras) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Campus Duque de Caxias).
A UFMS conta com uma equipe de 13 docentes credenciados ao PMBqBM das áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, vinculados ao Instituto de Biociências (InBio) e Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (FaCFAN) ambos na Cidade Universitária- Campo Grande-MS bem como com docentes dos Campus Pantanal e Campus Três Lagoas. O PMBqBM/UFMS já formou 9 doutores e 38 mestres.