Missão / Visão / Valores / Perfil do Egresso

Missão

Formar profissionais cidadãos cientificamente competentes, inovadores e éticos, em nível de Pós-graduação stricto sensu, nas diferentes regiões geográficas do País, bem como contribuir para o avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular.

 

Visão

Ser um Programa de Pós-graduação stricto sensu, de referência regional, nacional e internacional, voltado para a formação cientificamente qualificada de pessoal, em regiões distantes dos centros tradicionais de ensino e pesquisa do País, comprometido com o desenvolvimento social, científico e tecnológico, nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular.

Valores 

Ética
Excelência Científica
Inovação
Mitigação das Desigualdades Sociais
Desenvolvimento Humano 

Perfil do Egresso

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Bioquímica e Biologia Molecular) é a de contribuir para a descentralização das pós-graduações na área de Bioquímica e Biologia Molecular no País. Com esse objetivo, o cuidado na formação do estudante e seu acompanhamento durante o curso é fundamental.
Pretende-se portanto que o egresso tenha formação teórica dentro das áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, com treinamento rigoroso em princípios básicos experimentais que capacitem o estudo de qualquer problema biológico. O estudante deverá estar apto a desenvolver atividades de pesquisa e de magistério superior na área de Bioquímica e Biologia Molecular. Tem que ser um profissional com formação moderna, diferenciada e de excelência na área, com capacidade de competir com outros nos melhores centros nacionais e internacionais, quer em pesquisa acadêmica ou no desenvolvimento de projetos na indústria.
O mestre formado no Programa deverá utilizar o método científico na solução de problemas; elaborar e executar projetos de pesquisa; fazer análise crítica de pesquisas nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular; participar, como docente, de cursos de graduação.
O doutor formado no Programa deverá utilizar o método científico na solução de problemas; elaborar e executar projetos de pesquisa; fazer análise crítica de pesquisas nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular; redigir e apresentar trabalhos de pesquisa participar, como docente, de cursos de graduação e de pós -graduação. O doutor deverá ter ainda a capacidade de integrar conhecimentos nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular com áreas correlatas do conhecimento.