Reportagem – 1º Colóquio – Café com Chagas

Postado por: Edis Junior

Apesar de 114 anos desde sua descoberta, a doença de Chagas ainda tem sido tratada de forma negligenciada. Com o objetivo de alertar para a importância da conscientização sobre o combate a essa enfermidade, desde 2019 a Organização Mundial da Saúde incluiu no calendário mundial, a data de 14 de abril como sendo o ‘’O Dia Mundial da Doença de Chagas’’, cuja celebração oficial ocorreu, pela primeira vez, no ano de 2020.

O Grupo de Pesquisa de Ensaios Biológicos com Trypanosoma cruzi associado ao Laboratório de Imunologia, Biologia Molecular e Bioensaios (LabImunoBio) do Instituto de Biociências (INBIO), em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias (FAMED) e em Bioquímica e Biologia Molecular (INBIO) teve a iniciativa de celebrar esse dia com um colóquio, o Café com Chagas.

Durante o evento foram abordados temas voltados à biologia molecular, aspectos clínicos e epidemiológicos da Doença de Chagas, temas relacionados à vigilância e combate ao vetor com enfoque no estado de Mato Grosso do Sul. Além de palestras com temas atuais, o evento contou ainda com apresentações das pesquisas desenvolvidas pelo grupo organizador do evento, e uma animada Roda de Conversa, com a participação de todos os presentes e pesquisadores da área. Para tanto destaca-se a participação dos palestrantes: Prof Dr Jeandre Augusto dos Santos Jaques(UFMS), Prof Dr Maurício Antonio Pompilio(UFMS), Especialista Camila de Almeida Barbosa(SES-MS) e dos pesquisadores que compuseram a Roda de Conversa: Profª Drª Alessandra Gutierrez de Oliveira, Profª Drª Carla Cardozo Pinto de Arruda e Profª Drª Inês Aparecida Tozetti da UFMS, a Esp. Camila de Almeida Barbosa (SES-MS)  e o Dr Gustavo Gonçalves do Instituto Carlos Chagas-Fiocruz/PR.

Dentre os participantes estiveram alunos de Graduação e de Pós-Graduação, diversos professores, pesquisadores, servidores do INBIO, da Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul e do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-MS).

 

Legenda: Participantes do 1º Colóquio – Café com Chagas.

O evento foi idealizado e organizado pela Profª Drª Alda Maria Teixeira Ferreira, coordenadora do Grupo de Pesquisa de Ensaios Biológicos com Trypanosoma cruzi ao lado de seus alunos e estagiários de Graduação, Pós-Graduação e demais membros da equipe do LabImunoBio.

 

Legenda: Grupo de Pesquisa de Ensaios Biológicos com T.cruzi – LabImunoBio

 

Para mais informações, acompanhe a rede social do LabimunoBio no Instagram: @labimunobio_ufms

Texto por: Carlos Miguel de Freitas Simões e Daniel Camilo Fonseca Cavalcanti

Arte e Fotografia por Jennifer Naed Martins de Freitas

 

Compartilhe:
Veja também